O YOGA

O Yoga faz parte da tradição oriental. Não é necessário conhecer a filosofia do Yoga para que se possa beneficiar dele, mas ter alguma noção sobre esta modalidade permitirá iniciar a sua prática com o estado de espírito adequado.

A prática do Yoga não é como o escalar de uma montanha. Há que olhar para esta modalidade, como uma caminhada a percorrer ao longo de um trajeto com uma paisagem bonita e sempre em mudança; esse caminho é sempre bonito onde quer que esteja. Por norma os praticante de Yoga não aspiram a resultados exteriores e quantificáveis, como músculos tonificados ou maior flexibilidade, no entanto esta prática regular leva-os a alcançar essa meta. Se se aliar esta atitude à prática do Yoga, ela introduzir-se-á no nosso quotitiano e irá alterar profundamente a prespetiva do mundo.

Para os iniciados no Yoga, será suficiente que encarem esta prática como uma forma de exercício físico agradável e eficaz.

Quase todos os tipos de Yoga ensinados no ocidente são formas de Hatha-Yoga, que se centram na prática de posturas físicas e exercícios respiratórios, com o objetivo de se conseguir o controlo sobre o corpo e a mente.

O nosso corpo está sob a nossa “responsabilidade”, tanto na nossa vida diária como nas aulas de Yoga. Conhecer os nossos limites é uma arte que se pode aprender com a prática de Yoga, de uma forma consciente e com amor pelo nosso “eu”.

Liesbeth Steur

MENSAGEM DA PROFESSORA

"Gerir a qualidade dos seus pensamentos e cada emoção não é uma questão de personalidade, nem vivenciar cada experiência física é uma questão de sorte. Há muito trabalho por detrás, de forma a viver sobretudo em apreciação e agradecimento pelas maravilhas deste lindo ecossistema do qual forma parte. A sua escolha diária tem importância, porque tudo está interligado.

Yoga provem da palavra "yuj", jugo: o jugo dos bois.

Segundo o Mahabharata, um clássico da literatura indiana, Arjuna explicava como a mente é semelhante a um carro puxado por 5 cavalos, metáfora para cada um dos sentidos. Ser o condutor desse veículo requer uma prática constante, de forma a seguir no caminho da felicidade, que apenas emana da paz interior, segundo as palavras de Paramahansa Yogananda.

 

Eu pratico Yoga há 28 anos e sou professora de Yoga há 25. Sou mãe de um jovem com 16 anos, de um rapaz com 11 e de uma menina de 4. Para mim o Yoga é a essência de tudo o que faço, é a minha vida e o meu caminho. É um prazer partilhá-lo consigo!
 

Como?

Só precisa de vir todas as semanas ao YOGA NO IPP e deixar as preocupações da vida quotidiana fora da sala de Yoga. O primeiro passo é: consciencialize-se do seu corpo!

Vemo-nos no YOGA NO IPP!”

IMG_20180727_184415.jpg

Ana Delgado

Torne os seus dias mais produtivos e serenos com a prática regular de YOGA NO IPP!